quinta-feira, 17 de setembro de 2009

História da Instituição



A Associação Rede Rua, organização social, sem fins lucrativos, nasceu nos anos 80. Um grupo de verbitas juntos com grupo de missionário, voluntário. A idéia dos missionários era preparar um sopão embaixo do viaduto Alcântara Machado. Alguns moradores de rua ajudavam no preparo desse “sopão”. Alguns iam buscar madeira, outros iam pedir doação de alimentos, e, juntos, compunham uma grande “família”.

Dia a dia, o número de procura pelo tal “sopão” crescia. Mais e mais pessoas se juntavam a fim de ajudar no preparo e se alimentar.
Se sentindo extremamente incomodados com o número de pessoas que estavam naquela situação, nasceu então, deste grupo, o “Centro de Registro e Documentação dos Marginalizados” que teve como objetivo, registrar, acompanhar e intervir juntamente com essa população.
Este grupo teve muita influencia na criação da lei 12.316, implantação de uma política pública para a população em situação de rua, a criação de um jornal “O Trecheiro”, que foi pioneiro no registro de denuncias de violação de direitos e mobilização para atos públicos, tais como, massacre do povo de rua, Política Nacional para inclusão Social Pop. De Rua, Decreto que regulamentava tal lei, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário